O que a Biblia diz sobre Rute

 A história de Rute está no Livro de Rute, no Antigo Testamento. É uma narrativa curta, mas rica em ensinamentos sobre fidelidade, redenção e a providência de Deus.

Quem foi Rute?

Rute era uma moabita, ou seja, não fazia parte do povo de Israel. Ela se casou com um israelita que havia se mudado para Moabe devido à fome em Israel. Após a morte do marido, ao invés de voltar para sua terra natal, ela escolheu permanecer com sua sogra, Noemi.

Principais ensinamentos da história de Rute:

  1. Fidelidade e lealdade
    Rute demonstrou um grande amor e compromisso com sua sogra Noemi. Quando Noemi decidiu retornar a Belém, Rute insistiu em ir com ela e disse uma das frases mais conhecidas da Bíblia:

    "Aonde fores, irei; onde quer que pousares, ali pousarei; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus." (Rute 1:16)

  2. Trabalho e humildade
    Em Belém, Rute trabalhou recolhendo espigas nos campos de um homem chamado Boaz, que mais tarde se tornaria seu esposo e redentor.

  3. Redenção e providência divina
    Boaz, sendo parente do falecido marido de Rute, exerceu o papel de "resgatador", casando-se com ela e garantindo um futuro seguro para ela e Noemi. Essa história simboliza a redenção que Jesus Cristo traria para toda a humanidade.

  4. Ascendência de Jesus
    Rute e Boaz tiveram um filho chamado Obede, que foi o avô do rei Davi. Ou seja, Rute, uma estrangeira, tornou-se parte da linhagem do Messias, Jesus Cristo (Mateus 1:5).

Conclusão

A história de Rute ensina sobre fé, amor, redenção e como Deus usa circunstâncias inesperadas para cumprir seus planos. Mesmo sendo uma estrangeira, Rute foi incluída na genealogia de Cristo, mostrando que Deus não faz acepção de pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que a Biblia diz sobre Nabucodonosor

O que a B´blia diz sobre as Portas de Jerusalém e seus significados

O que a Biblia diz sobre SETE o filho de Adão e Eva